sábado, 27 de novembro de 2010

Dicas para Falar em Público


São 67 DICAS que vão ajudar você a superar situações difíceis. Mas não se esqueça: "a prática da oratória ainda é, e será, a melhor ferramenta para adquirir estrutura e habilidades ao falar em público". É como se fosse cantar ou representar uma personagem. Tem que ensaiar para se sair bem! Quem fala observando as técnicas se sobressai em relação àqueles que não as conhecem.
Veja abaixo as principais dicas para falar bem em público, vencer a timidez e fazer uma apresentação em PowerPoint. 
20 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SE FALAR MELHOR EM PÚBLICO
1. Seja natural ao falar em público. A naturalidade é fundamental para o sucesso do orador
2. Pronuncie corretamente as palavras
3. Procure adequar a intensidade da pronuncia
4. A velocidade da fala deve ser a mais adequada possível
5. Tenha um vocabulário apropriado ao seu público. Cuidado com palavras técnicas para um público leigo
6. A postura deve ser a mais correta possível. Cuide das suas mãos, mantenhas na linha da cintura
7. Erros gramaticais devem ser evitados
8. Fale com entusiasmo e emoção. Encontre três bons motivos para estar à frente do seu público
9. Se for utilizar o Power Point, revise a sua apresentação, não polua os slides com textos e figuras desnecessários
10. Prepare-se o suficiente. Cuidado, o preparo é a principal dica
11. Ao falar, posicione-se em local estratégico. Movimente-se moderadamente
12. Cuidado, o seu discurso deve ter início, meio e fim
13. Procure alternar o ritmo de sua fala
14. Controle a ansiedade, pratique o “quebra gelo”
15. Procure eliminar a inibição. Crie situações para a pratica da fala em público
16. Ao participar de congressos, reuniões e eventos, prepare sempre um pequeno discurso, podem lhe passar a palavra, você pode ser pego de surpresa
17. Ao falar em reunião de negócio prepare um roteiro dos assuntos e siga-o, não deixe a sua reunião dispersar
18. Ao falar, procure ser polido e observe sempre uma certa ordem de “status”, iniciando seu discurso cumprimentando os presentes: Sr. Presidente, Sr. Vice Presidente.... demais componentes da mesa, Sras. e Srs. aqui presentes...
19. Aqueça a voz. Para aquecer, você pode utilizar o: aaa ééé íii ooo uuu... ou o: prrra prrre prrri prrro prrru...
20. Não tenha medo do seu público. Ajuste o seu psicológico, você é a pessoa mais importante do ambiente


20 DICAS DE COMO VENCER A TIMIDEZ
1. Tudo começa com um pouco de entendimento sobre o assunto. Timidez, longe de ser um defeito que a faz se sentir boboca em comparação a outras garotas, é um jeito mais retraído de ser ou de se expor ao mundo. Tire já da cabeça essa idéia de ser inferior à sua amiga descolada só porque é tímida.
2. A gente já falou, mas não custa repetir: timidez não é defeito. Pare de achar que, por ser tímida, as outras meninas nunca vão gostar de você e sempre vão rir pelas costas. Ninguém veio ao mundo para ganhar concurso de popularidade. O mais importante é não deixar que a timidez atrapalhe a sua comunicação com os outros. Numa rodinha, você não tem que aceitar a opinião geral só por medo de atrair a atenção ao expor suas idéias. Agora, se falar parece a coisa mais difícil do mundo, que tal escrever? Muito escritor famoso começou assim, sabia?
3. Não adianta ver só o lado ruim da coisa. Comece por aprender que ser tímida também tem lá suas vantagens. Alguns meninos acham um charme bochechas vermelhas. Se descobrir, por exemplo, que o garoto de quem está a fim faz parte desse time, em vez de brigar com sua timidez, transforme-a numa "arma" de conquista. Fique vermelha à vontade, faça charme e deixe rolar para ver o que dá. O que não pode é sair correndo cada vez que topa com ele.
4. Quando você não conhece o ambiente ou a turma, ficar quietinha durante um tempo, só observando o pedaço, não é mau negócio. É um jeito legal de dar um tempo e começar a explorar o território. Nesse caso, sua timidez pode funcionar como uma espécie de escudo até que você conheça melhor as pessoas e se sinta mais à vontade para se entrosar.
5. Ficar se comparando às meninas extrovertidas que parecem tirar tudo de letra não é bom. Nem para você nem para sua timidez. É mais ou menos como ir para uma corrida de bicicleta com o pneu furado. Desse jeito, é impossível vencer. Parece que você faz tudo para já entrar perdendo. Deixe as comparações para lá. Primeiro, saiba que até a garota mais descolada já teve um ataque de timidez vez ou outra. Depois, existem muito mais tímidos nesse mundo do que você desconfia. Comece por se aceitar tímida e verá que a aceitação dos outros será bem mais fácil.
6. É preferível ser uma tímida natural a uma falsa extrovertida. Ou seja: é dez vezes melhor continuar com as bochechas vermelhas do que imitar aquela sua colega extrovertida que não tem a mínima inibição em falar na classe ou dar uma resposta atrevida para uma paquera descarada. Se, de repente, você começar a agir igual a ela, vai parecer tão "verdadeira" como uma nota de 3 reais.
7. Tenha só mais um pouco de paciência com a sua timidez. Não queira tomar atitudes radicais de uma hora para outra. O negócio é aprender a virar o jogo passo a passo. À medida que você vai ganhando mais confiança em si mesma, verá como será capaz de tomar atitudes ousadas. Convidar aquele primo da sua melhor amiga - que você sabe que está dando a maior bola - para tomar um sorvete, por exemplo.
8. Ele chegou perto e você não sabe o que fazer? Ou está muito tentada a recusar o convite para uma festa porque não conhece ninguém? Seja qual for a situação, lembre-se de que um belo sorriso tem mil e uma utilidades. Vai mostrar ao garoto que, além de simpática, ele pode chegar mais e que você não vai sair correndo. Um sorriso também é uma tremenda ajuda para qualquer garota se enturmar mais fácil. Até porque você sempre encontra um menino ou uma garota dispostos a sorrir de volta. Vai daí...
9. Seu problema é falar com estranhos? Comece a treinar. Peça informação sobre determinada rua para alguém que você não conhece. Se não sabe a quem perguntar, escolha uma cara simpática para não correr o risco de receber uma resposta atravessada, de um mal-humorado qualquer.
10. Mas vamos imaginar que você deu azar e que resolveu começar seu treinamento justo com o sujeito mais ranzinza do bairro. Não precisa sair correndo, louca de vergonha, por causa disso. É só lembrar que o problema não está em você, mas nele, que sofre de mal humor crônico. Assim, enfocando o problema direito, aprenderá que sua timidez causa muito menos estragos do que imaginou até agora.
12. Você até já fez matrícula, mas está quase desistindo das aulas de ginástica na academia. Antes de alegar uma baita dor nas costas para dar meia-volta e fugir, ponha seu radar para funcionar. É possível que você encontre por lá uma menina tão tímida quanto você. Fique por perto e sorria. Sempre dá certo.
13. Primeira aula - no curso de inglês, na nova escola ou na ginástica - é sempre um sufoco para os mais tímidos. Procurar uma "novata" como você ajuda, e muito! Tente iniciar uma conversa do tipo: "Você também é nova aqui?" Não se sentindo tão solitária, você vai perceber que tudo fica bem mais fácil.
14. Um desejo que pinta sempre entre os mais tímidos é o de se isolar. Fuja dessa! Sempre dá para fazer amigos, sim, ou entrar para uma turma bacana. No primeiro momento, parece que o mundo vai te engolir se tentar chegar perto das meninas que sentam a seu lado na classe. Mas, na hora dos trabalhos em grupo, experimente olhar para elas e dizer: "Que tal fazermos esse trabalho juntas?" Mostre que você está em dia com a matéria e tem muita vontade de acertar. Só não vale fazer tudo sozinha, ficar horas pesquisando e escrevendo, só para ganhar pontos com a turma!
15. Você está louca para ir a uma festa, mas está se roendo de dúvidas. E se as suas amigas não forem e você se vir sozinha? Lembra-se do sorriso lá de cima? Porém, antes de sair de casa, escolha a roupa de que mais gosta. Sentindo-se bonita, vai se sentir também mais segura para enfrentar caras novas. O que o vestido tem a ver com a timidez? Simples. Na maioria das vezes, os tímidos se sentem inseguros por medo de ser rejeitados ou de dar bola fora. E ninguém duvida que, se sentindo bonita, qualquer garota recebe, de quebra, uma injeção de autoconfiança que ajuda na hora de vencer a timidez.
16. Você não sabe o que dizer toda vez que é apresentada a alguém e tem vontade de sair correndo quando isso acontece. Que tal fazer como os seus avós e apelar para o tempo? Você já percebeu que falar sobre o clima - "Puxa, que calor" ou "será que não vai parar mais de chover este ano?" - é o tipo de papo que serve para quebrar o gelo. Claro que o assunto é óbvio e nada brilhante. Mas quem se importa com isso? Numa festa, ninguém está a fim de grandes discursos, mas sim de conhecer pessoas e se divertir. Não se sinta na obrigação de conversar sobre assuntos complicados. Ah, e nada de ficar muda e olhando para o teto, OK? Quem não a conhece até pode achar que você é metida ou chata. E não que é tímida.
17. Pode parecer a maior bobagem do mundo, mas treinar na frente do espelho pode ser uma ótima maneira de criar coragem e se enxergar como realmente é: uma menina legal, mas um pouco tímida. Coloque as roupas de que mais gosta, as bijuterias que curte e fique parada na frente do espelho. Tente se olhar como uma pessoa que a vê pela primeira vez. E treine o seu sorriso, o olhar, a forma de caminhar... e até frases: "Oi, tudo bem com você? Acabei de chegar e não conheço ninguém nesta festa". Com o tempo, vai se acostumar e se sentir mais segura e de bem consigo mesma.
18. Outra maneira de se soltar é procurar as atividades em grupo: dança, esportes, teatro. Já pensou que maravilha descobrir que você tem talento para ser bailarina do Municipal ou a Fernanda Montenegro? Muitos atores, aliás, eram tímidos incorrigíveis na adolescência e se transformaram em grandes astros. Subir ao palco é uma experiência eletrizante e que transforma as pessoas.
19. Falar sobre sua própria timidez sempre ajuda. Se um menino puxar conversa, procure encarar a "fera" em vez de fugir. Experimente dizer: "Sabe, eu sou tímida. Por isso é que morro de vergonha de conversar com você. Mas acho que nem precisava falar. Aposto que notou que eu fico toda sem jeito". Quer valer como ele vai ficar encantado com tanta simplicidade e charme?
20. Você ganhou uma jaqueta linda da sua tia, mas, ao experimentar, percebeu que ela ficou com a manga curta e precisa trocar por um número maior. Taí uma boa oportunidade para treinar e enfrentar situações como essa. Em vez de empurrar a tarefa para a sua irmã, vá até a loja e converse com a vendedora. E daí se sua voz sair baixinha? Se for preciso, repita de novo até ela entender o que você quer. O que não dá é ficar no prejuízo sem poder usar seu presente.
P.S.: Se, numa festa, algum amigo-urso vier lhe oferecer uma bebida a mais ou qualquer tipo de droga, com a desculpa de que é para você se soltar, diga NÃO e caia fora, sem um pingo de vergonha. Milhões de vezes passar por tímida e careta do que entrar em barco furado.


ALGUMAS DICAS PARA SE FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT
1 - Escolha um tema interessante e impactante;
2 - Procure saber quanto tempo você terá para executar a sua apresentação e observe rigorosamente esse tempo. Monitore-se cronometrando o seu tempo durante os ensaios;
3 - Divida sua apresentação em tópicos e procure colocar um assunto em cada lamina, inserindo um máximo sete sub-tópicos;
4 - Faça uma primeira lamina apresentando o tema central o seu nome e ensaie o suficiente o que vai falar sobre essa primeira lâmina;
5 - Faça uma segunda lamina mencionando os principais tópicos a serem abordados. Essa segunda lamina seria a sua agenda ou seja a sua pauta. Informe também nessa lâmina a principal fonte de pesquisa, especificando a obra e o autor. Siga em frente, construindo a sua apresentação;
6 Estruture sua apresentação, desenvolvendo para cada tópico e lâmina, um texto sobre o que será falado. Imprima o material e treine a fala para cada slide, tomando cuidado para não se perder;
7 Agora treine somente com os tópicos e sub-tópicos. Nessa fase, enxugue sua apresentação fazendo uma segunda versão somente com os tópicos e sub-tópicos e treine o suficiente de forma que ao olhar para tela saberá por onde iniciar sua fala e que tópicos comentará em cada slide;
8 - Não leia todos os sete tópicos contidos no slide. Destaque e comete os três mais importantes e antes de mudar de lamina, dê uma pausa para que o público leia os demais tópicos mostrados na tela;
9 - Utilize tamanho adequado para as letras. Procure utilizar tamanho 40 a 50 para títulos e tamanho 20 a 30 para os sub-tópicos e textos;
10 Evite usar letras claras em transparências com fundo claro ou letras escuras em fundo escuro. Cuide do visual da sua apresentação;
11 - Não exagere nas cores dos textos, utilize no máximo três cores e procure utilizar uma única cor para os títulos, inserindo-os sempre na mesma posição em cada slide;
12 Se for utilizar tabelas, não exagere na quantidade de linhas e tome cuidado com o tamanho das letras e números contidos na tabela. Se construir tabela no ambiente Excel, amplie o tamanho de forma a facilitar o visual;
13 Construa uma última lamina deixando uma mensagem para reflexão, porém, evite frases comuns e desgastadas e procure não ser repetitivo;
14 Ensaie o suficiente a conclusão de sua apresentação, agradeça novamente pela oportunidade e atenção de todos, faça um elogio ou um comentário positivo, pertinente e oportuno, seja objetivo, breve e despeça do seu público;
15 Salve sua apresentação e tenha certeza que sua apresentação está contida na mídia (DVD, CD) salve-a também no seu pendrive e se possível anexe sua apresentação em uma mensagem e a envie para você mesmo, assim você terá mais uma copia disponível;
16 Chegue cedo ao local do evento. Chegando 30 minutos mais cedo possibilitará testar os equipamentos e a forma de executar a apresentação;
17 Procure se interagir com as pessoas que vão chegando para assistir ao seu evento. Isso ajuda a liberar a adrenalina e é bom para aliviar a ansiedade;
18 Se for utilizar alguém para operar o equipamento, combine o sinal que você dará para a mudança dos slides;
19 - Se for utilizar o apontador laser utilize-o com cuidado, não deixando que o foco de luz desse equipamento desconcentre os ouvintes;
20 - Posicione-se em local estratégico possibilitando uma visão do público e das laminas na tela;
21 - Não passe na frente do projetor de luz e observe o espaço disponível para movimentar-se. Seja moderado nos gestos e na movimentação. Procure utilizar todo o espaço disponível;
22 Faça comunicação visual com a platéia. Não tenha medo dos olhares do público. Não fique olhando para o chão, ou para o além ou ainda somente para a tela. Os olhares enaltecem o orador, pois, se o público prende os olhares no palestrante é por que o assunto e a forma de executar a apresentação estão interessantes. Falar olhando para a platéia facilita a leitura labial e você perceberá o interesse e a reação do público;
23 Caso necessário, na fase inicial informe que ao final da apresentação será disponibilizado um tempo para perguntas, evitando assim que o público interrompa sua apresentação e consuma o seu tempo;
24 - Seja carismático com o seu público ao executar sua apresentação. Sorrir não é pecado. O sorriso moderado é um ponto favorável ao palestrante, alimenta a alma, ajuda a descontrair o ambiente e a liberar a tensão do palestrante;
25 - Não exagere na quantidade de slides. Seja moderado e objetivo nesse sentido, evite cansar o seu público;
26 - Evite figuras e efeitos animados desnecessários. Evite gracinhas nesse sentido, pois, além de cansar a platéia, isso pode prejudicar a transmissão da mensagem;
27 - Teste sua apresentação quanto à objetividade, clareza, cores, som visual das letras e tabelas. Faça como se você fosse um integrante da platéia, sente no fundo do auditório e teste o visual das laminas;
28 - Mande as suas dicas - Desde que não sejam repetidas com as que já estão publicadas aqui...

REFERÊNCIA:
http://www.google.com.br/imgres<acessado em 27/11/2010>

Nenhum comentário:

Postar um comentário